Retratos de TALLINN, Estónia... uma cidade de contos de fadas...

Esta foi a primeira imagem que tive de Tallinn , quando o ferry da Viking Line atracou no porto que fica mesmo no centro da cidade. Escolhi esta companhia para fazer o percurso, de pouco mais de 2h, entre Helsínquia e a capital da Estónia, por várias razões... preço, horários e localização do porto de saída, em Helsínquia...

Tallinn foi sempre um importantíssimo porto de comércio entre os Países Escandinavos e a Rússia e foi, por isso, muito cobiçada por todos durante a sua história. Dinamarqueses, Suecos, Filandeses e Russos sempre disputaram esta cidade à beira do Mar Báltico... agora, depois de a conhecer, compreendo os motivos desse desejo... :-)

O centro histórico de Tallinn é Património Mundial da Unesco desde 1997. É uma das mais espectaculares cidades fortificadas da Europa, com as suas muralhas rodeando todo a cidade antiga. Das 66 torres que faziam parte das muralhas, 20 ainda permanecem actualmente...



...o centro histórico de Tallinn, com as sua ruas ladeadas da casas, algumas do séc XI, tão incrivelmente preservadas é de um encanto sem igual...

...mas Tallinn soube adaptar-se aos tempos modernos e ao aumento do turismo e, hoje em dia, as casinhas antigas abrigam muitas lojas de artesanato ( lindo!!) , restaurantes elegantes e hoteis de charme...



... subindo da praça central até à Colina de Toompea encontramos a Catedral de Aleksander Nevski, uma belíssima Catedral Ortodoxa do séc XIX...



... a história de Toompea está desde sempre ligada ao poder na Estónia e é aqui que, ainda hoje, se situam os edifícios do governo e do parlamento do país...



... Tallinn vista de Toompea Hill ... tão linda que emociona... :) 

... todo o bairro é tão encantador que nem parece real...







... saindo da cidade antiga e caminhando cerca de 30 min a pé ( mas há autocarros e eletricos para quem não quer,ou não pode, caminhar tanto... ) por entre belos edifícios chega-se ao Kadriorg Park, um lugar a não perder em qualquer visita à cidade...



... Kadriorg Park é o maior e mais bonito parque da cidade. Começou a ser construído em 1718 por ordem do Czar Russo Pedro I e foi sendo melhorado ao longo dos séculos...



... é neste parque que estão dois dos melhores museus de Tallinn, o Estonian Art Museum e o Kadriorg Art Museum, que fica neste palácio lindo mandado construir pelo Czar Pedro, o Grande, para a sua esposa Catarina I da Russia...



... é também no Kadriorg park que está localizado o palácio do Presidente da Estónia...





...na "Old Town" várias bancas de doces, gelados e outros produtos vendidos por meninas trajadas a rigor completam o ambiente medieval...

...uma parte das muralhas é visitável...

... e permite vistas como esta para os palácios e igrejas de Toompea Hill...

...e como esta para as ruelas medievais da cidade antiga...



...há várias portas de entrada na cidade antiga e zonas das muralhas particularmente encantadoras...

...estes jardins na parte exterior das muralhas são lindos e convidam ao descanso... reparem na cadeira gigante que está na foto... dá para uma familia inteira... ehehe



... entre as torres há prédios habitados com pequenos jardins e hortas bem cuidadas... suspeito que seja aqui que vivem as fadas e duendes que, com certeza, abundam em Tallinn... :)

... de regresso à zona de Town Square...

... parar de fotografar é missão impossível... :)





... tempo para visitar a farmácia mais antiga da cidade, que também é museu, onde trabalham algumas colegas farmacêuticas da Estónia...ehehe

... ao final do dia jantarinho num dos belissímos restaurantes da cidade...este ficou-me na memória pela qualidade e simpatia de atendimento... Enzo Cafe & Restaurant ... para quem quiser tomar nota... :)

... e um passeio obrigatório durante as três noites que ficámos em Tallinn, uma cidade tão bela de noite como de dia...





... uma cidade que tem este edifício como Câmara Municipal tem que ser especial... :)



... e uma última vista de Toompea Hill com o mar ao fundo antes da partida para Riga no dia seguinte... ficou a certeza de que só pode ter sido nesta cidade que se inspiraram os autores dos contos de fadas da minha infância... :)
Em Tallin fiquei aqui e recomendo : Park Inn by Radisson Central Tallin ( ver aqui )

23 comentários:

Camila Navarro disse...

Tallinn é uma das cidades mais fofas que já conheci! Eu achava que ela poderia ter me encantado tanto por eu a ter conhecido em minha primeira viagem à Europa, mas depois de ver que você, uma profunda conhecedora de cidadezinhas fofas, também se encantou, já sei que o mérito é todo de Tallinn! =)

Roadrunner disse...

Esta é uma viagem que tenho programada há anos, mas que até ao presente ainda não consegui concretizar: Finlândia, e dar um salto para a Estónia, ou Estónia e dar um salto para a Finlândia.
E a avaliar pelas fotos e descrições os motivos para a sua concretização não são nada poucos.

Saudações!

Margarida disse...

Camila

Na verdade Tallinn superou as minhas expectativas...entrou directamente no meu Top de cidades fofas...ehehe... é mesmo um encanto! :)
Bjs

Margarida disse...

Roadrunner

Sim, na verdade é quase obrigatório visitar as duas, estando para aquele lado... :)
Mas espere até ver os posts de Riga e Vilnius... é que também são lindas! :)... o melhor é planear a viagem logo para as quatro... :)
Abraço

Anónimo disse...

Ah, Tallin...
já está há muito tempo na minha lista de viagens de sonho...Estou ansiosa por conhecer!

beijinhos

Sonia Ramos

Margarida disse...

Olá Sónia

Não tenho dúvidas de que vai adorar! :)
Pense já nela para 2016! :)

Beijinhos e Feliz Natal

Anónimo disse...

Feliz Natal tambem Margarida beijinhos

Margarida disse...

Obrigada Sónia! :)
Beijinhos

Unknown disse...

Está aí um lugar que eu nem imaginava que existia. E que coisa mais linda! Mais fofa! Quanto mais leio blogs de viagens, mais e mais aumenta minha vontade de viajar e conhecer estes lugares que nem sonhamos um dia. Amei!

Camila Lisbôa disse...

Que linda a sua experiência! Eu amei a cidade e as fotos! Quero muito conhecer e me inspirar como vc :)

Marianne disse...

Que cidade mais fofa! Alias, as cidades do leste europeu são uma graça! Pelas fotos, Tallin me lembrou um pouco a Bratislava, uma cidade que amei!

Marina Heimer disse...

Estou encantada com o charme de Tallinn! Deve ter sido um passeio incrível mesmo... As fotos falam por si só. Ganhei mais um destino para colocar na listinha dos imperdíveis. =)

Vamos Por Aí disse...

Adoro visitar cidades históricas, esta em especial parece encantadora. Adorei suas dicas, espero um dia visita Tallinn

Keul Fortes disse...

Que charme de cidade! Ainda não conheço, mas depois desse post com certeza já está na minha lista. Adorei! Obrigada pelas dicas e fotos. Meus parabéns! :)

Cissa Ferreira disse...

Estive em Tallin como uma day trip de Helsinki e voltei com muita vontade de ter ficado mais. Agora vendo suas fotos tenho certeza de que deveria ter esticado um pouco mais na cidade... Bom, quem sabe numa próxima vez! ;)

Filipe Morato Gomes disse...

Tallinn é mesmo uma cidade maravilhosa, não há dúvidas. E até que acabo por concordar que é "fofa"... rsrsrsrsrsr :)
Grande abraço e obrigado pela partilha.

Juliana Moreti (www.turistando.in) disse...

Que lugar lindo!!!!
Fiquei com vontade!
;)

Margarida disse...

Obrigada a todos pelos comentários... :-) Tallinn é realmente encantadora e merece muito ser visitada... e Filipe é mesmo impossível não achar que é " fofa" eheheh... :-) Beijinhos e abraços

Unknown disse...

No ano passado estive uns dias em Helnsínquia e hesitei bastante em descobrir melhor a cidade e uma outra nas proximidades ou apanhar o ferru que fala e ir até Tallin. Acabei por escolher a 1ª opção. Tallin ficou debaixo de olho. Já tinha ouvido falar muito bem e neste post deu para ver pelas fotos que é uma cidade lindissima

Margarida disse...

Catarina eu fiquei 3 noites em Helsínquia antes de apanhar o ferry para Tallinn... :-)...na Finlândia também conheci Porvoo que é outra "fofura"...ehehe...depois é que segui viagem para os Países Bálticos...

Marcella B Pacca disse...

Sempre achei que Tallin era um destino subestimado pelos brasileiros! Uma cidade tão fofa e acolhedora!
Relato bem bacana de se ler! =)

Margarida disse...

Obrigada Marcella! :-) ... Por acaso tenho uma amiga brasileira, que foi a Tallinn numa das viagens que fez à Europa, e adorou... :-)

Bruno Costa disse...

Que lugar lindo e que fotos maravilhosas! Não conhecia a cidade e lendo o artigo me deu vontade de estar lá! =) Parabéns pelo post

AS VIAGENS DE MARGARIDA