VARSÓVIA... Rynek Starego Miastra... como um cenário de filme...

Foi esta a minha primeira imagem da inesquecível capital Polaca... a Praça do Mercado na Cidade Antiga de Varsóvia numa espectacular noite de verão! As casinhas que a rodeiam parecem cenário de um filme de tão perfeitas...

É um dos locais mais animados de Varsóvia...

Na praça e nas ruas em redor existem inúmeros cafés, restaurantes e bares e a animação estende-se até tarde da noite... mas nem sempre foi assim...
Num passado não muito distante, já no tempo dos nossos pais e avós, durante a Revolta de Varsóvia, em Agosto de 1944, mais de 85 % do centro histórico da cidade foi destruído pelas tropas nazis. A linda Praça do Mercado ficou reduzida a cinzas como se vê neste postal que compara a praça em 1945 e na actualidade...

Depois da guerra foi desencadeada uma campanha de reconstrução sem precedentes na Europa e em 5 anos, com o empenho dos habitantes de Varsóvia, a praça tinha recuperado o seu esplendor original...

O centro histórico de Varsóvia é Património Mundial da Unesco desde 1980 e é, sem dúvida, um dos mais encantadores e românticos onde já estive...

É difícil explicar como a capital de um país que foi dividido entre os impérios austríaco, prussiano e russo e sucessivamente invadido pelos suecos, por Napoleão, pelos nazis e pelos soviéticos esteja hoje tão atraente...

Nas ruas da cidade antiga há inúmeras lojas de antiguidades, mas a lei polaca proíbe que as peças anteriores á Segunda Guerra Mundial saiam do país sem autorização prévia do governo! A devastação provocada pelas tropas nazis fizeram desaparecer muito do património histórico...

Na Rynek Starego Miastra em Varsóvia somos completamente transportados para outros tempos e é imensa a vontade de parar numa das muitas esplanadas simplesmente para apreciar o movimento e a beleza do cenário...

As ruas adjacentes foram, tal como a praça, também completamente destruídas durante a guerra e recuperadas depois minuciosamente... pode ver-se a diferença também aqui na Catedral de São João...

Nesta Catedral tiveram lugar várias cerimónias importantes da história Polaca... ao lado está a Igreja Jesuíta construída em 1609, também quase completamente reduzida a cinzas em 1944...





A Cidade Velha de Varsóvia data do final da Idade Média... está hoje de pé, viçosa e cheia de cor, demonstrando o amor próprio e a força de vontade de um povo que sofreu um massacre sem precedentes e que nem por isso deixou de acreditar no futuro! Por tudo isto e por muito, muito mais, Varsóvia é uma lição de história para quem a visita... para mim é, acima de tudo, a cidade mais emocionante de Europa...

16 comentários:

Beatriz disse...

Oi Margarida!
Quanto tempo, hein! Varsóvia é mesmo estupenda! Quem me dera pudesse conhecer todos esses lugares maravilhosos que nos apresenta aqui...
Bons ventos e beijinhos do Brasil!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Margarida disse...

Bia

É impossivel ficar indiferente a uma cidade como Varsóvia!Pode aguardar que eu vou colocar mais posts sobre ela por aqui...tenho ainda muito para dizer!

Beijinhos

Julio Mene disse...

Blog sempre inspirador! Ainda quero mto ir para a Polônia!

Margarida disse...

Olá Julio

Obrigada!
Acho uma óptima ideia querer visitar a Polónia...é um país fascinante com cidades encantadoras!Para mim tem as mais bonitas praças da Europa...

Roadrunner disse...

Ainda bem que gostou, para mim também foi uma agrádavel surpresa.

Saudações do Roadrunner!

Margarida disse...

Roadrunner

Sim,adorei Varsóvia!Apesar de ter gostado de todas as cidades onde fui,Varsóvia foi a minha preferida...até mais do que Cracóvia ( ao contrário da maioria das pessoas que conhecem as duas),e pretendo voltar!
Também quero muito ir a Gdansk...e a mais uns quantos lugares...hehe...fiquei fã da Polónia!
Um abraço

Carol Wieser disse...

Margarida,

Difícil de acreditar que esse lugar tão belo já esteve totalmente destruído. O povo fez um belo trabalho ao reconstruir a praça e só de olhar dá pra perceber o quão agradável deve ser passar a tarde ali.

Super beijos

Margarida disse...

Carol

É emocionante pensar o que aquele povo já sofreu e como conseguiu fazer renascer o seu país...
A Polónia é um país ainda um pouco fora dos roteiros turísticos,mas acredite que vale muito a pena conhecer!

Mil beijos

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Meus vizinhos no Canadá era Polacos e vira e mexe ouvia uma história sobre o país.
Adorei o post! Delicioso e me deixou com uma vontade imensa de conhecer a Polonia :)
bjs

Margarida disse...

Mirella

A Polónia é um país com muito para contar mesmo...
E,para além de toda a história,tem ainda cidades muito bonitas,óptima comida e pessoas muito simpáticas!
Se puder,não deixe de ir...
Bjs

Fê Costta disse...

Margarida,

Você cada vez me enche mais de vontade de enveredar pelo leste europeu. Já seguí seus passos por Praga, Budapeste e Viena. Varsóvia e Cracóvia serão os próximos, pelo visto! ;) Linda a capital polaca, adorei!!

Quero aproveitar para te convidar a participar da promoção do Viaggio Mondo e concorrer a agendas 2011 recheadas de fotos incríveis dos 40 países que visitei. Não deixe de vir e convidar também seus amigos!! :)

Te aguardo!

Beijos!

Margarida disse...



Já fui lá no seu Blog registar-me para receber a agenda!

Varsóvia é uma cidade muito diferente de todas essas que vc conhece!Não tem nada a ver com Budapeste e muito menos com Viena...
Cracóvia é muito mais turistica e no geral é a preferida de quem conhece as duas!Varsóvia é uma cidade com "alma"...e é muito especial...

Aconselho a que vá no Verão para aproveitar melhor e ,se tiver tempo, não deixe de ir a outras cidades também...a Polónia é um país adorável...

Bjo

Claudia Liechavicius disse...

Margarida!
E eu estava perdendo Varsóvia. Acho que dormi no ponto. Que cidade encantadora, especialmente pela história tão densa e cheia de curvas. Incrível!
Está na lista 2011.
Beijos
Claudia

Margarida disse...

Claudia

Já estava mesmo a sentir a sua falta...
Tenho a certeza que vc vai gostar muito de Varsóvia...depois comparamos as nossas experiências e opiniões sobre a Polónia!!
Ah!A comidinha por lá também é excelente...hehe

Bjo grande

Chris disse...

Nossa, que lugar bonito e interessante. Seu post me fez ter vontade de conhecer.

Bjs!!!

Margarida disse...

Chris

É um lugar lindo e não está tão longe assim de vc!Tem que aproveitar para visitar Varsóvia enquanto ainda está deste lado do mundo...rsrs

Bjs

AS VIAGENS DE MARGARIDA